Cinema
“Notícias da Lua” é selecionado na 8ª Mostra Sesc de Cinema
Com roteiro e direção de Sérgio Azevedo, e participação especial de Otávio Augusto, audiovisual é o único de Santa Catarina no circuito nacional
Está confirmado: o curta-metragem “Notícias da Luz”, dirigido por Sérgio Azevedo, com participação especial de Otávio Augusto, vai representar Santa Catarina no circuito nacional da 8ª Mostra Sesc de Cinema. Ao todo, foram recebidas 2.145 inscrições, vindas de todas as regiões do Brasil, sendo selecionados 268 filmes para exibição nos respectivos estados de origens. Entre os escolhidos, apenas 48 produções (entre curta e longa-metragem) alcançaram o circuito nacional e estão divididos em duas categorias: Panorama Brasil e Panorama Infantojuvenil.
“Mais do que ser selecionado para o circuito nacional, vibramos pelo fato do curta-metragem estar na categoria Panorama Brasil e não na lista Infantojuvenil. Isso demonstra que a equipe avaliadora compreendeu nossa mensagem. "Notícias da Lua” não é somente voltado ao público infantojuvenil, é um filme necessário para os adultos também”, vibra o diretor, o catarinense Sérgio Azevedo.
Filmado em Criciúma, em outubro de 2024, o curta-metragem é inédito e carrega uma mensagem poderosa para os adultos: de forma sensível, apresenta o universo do autismo sem reduções, rótulos ou comparações. E para além do drama apresentado nas telas, a produção foi corajosa e inclusiva, ao selecionar uma criança autista para viver o personagem principal, o menino Luã.
Mostra Sesc de Cinema
Em 2025, a Mostra Sesc de Cinema (MSDC) registrou um recorde histórico no volume de inscrições, com um aumento de 40% em relação ao ano passado. Considerada uma das principais iniciativas de promoção do cinema independente no Brasil, a Mostra agora entra em uma nova fase: as produções vencedoras do Panorama Brasil e do Panorama Infantojuvenil terão uma exibição especial em setembro, em uma Mostra Nacional, antes de iniciarem a circulação de um ano pelas unidades do Sesc em todo o país.
Entre outubro e dezembro, acontecem as Mostras Estaduais e Regionais, em que cada estado ou região exibirá seu filme vencedor do Panorama Brasil, além dos demais títulos selecionados em seus respectivos Panoramas Estaduais ou Regionais.

Otávio Augusto como ator convidado
Com 60 anos de carreira, Otávio Augusto dá vida a Astor, um zelador de escola fascinado por ciência e astronomia. É ele quem conduz o protagonista, o menino Luã, por uma jornada de aventuras, com o objetivo de descobrir o que aconteceu com a lua. Juntos, os dois mergulham em um contexto de inocência e ludicidade, de encontros, entendimentos e novas descobertas.
“Eu acho que a preocupação maior do diretor com esse roteiro é o fato de se tocar no tema de uma maneira mais humana. Isso é uma questão de compromisso humano, de entender o que é, como é, como se deve tratar. Então, isso me cativou. O filme traz o que o ser humano esquece muito, que é a ternura e o afeto. Essas coisas são partes muito importantes de uma convivência”, disse Otávio Augusto, por ocasião das filmagens.
Protagonista é interpretado por criança autista
Davi Burg, 12 anos, foi escalado para viver Luã, um menino autista com hiperfoco em astronomia. Assim como o personagem, Davi faz parte do espectro e passou por uma seletiva para conquistar o papel. Este é seu primeiro trabalho artístico. Sem nenhuma experiência, ele encarou o desafio de contracenar com um dos maiores nomes da teledramaturgia, do cinema e do teatro nacional.
Para se adaptar à rotina de filmagens, alguns encontros virtuais foram agendados com o diretor, Sérgio Azevedo. O menino também teve a oportunidade de repassar o roteiro antecipadamente com Otávio Augusto, por meio de vídeo-chamadas.
“Davi recebeu o diagnóstico de autista aos dois anos. Toda a sua primeira infância foi marcada por um processo intenso de terapias e estimulação. A fala, no entanto, veio apenas aos cinco anos. Desde cedo, ele manifestou interesse pelas artes e sempre chamou a atenção nas apresentações escolares. É um menino simples e carinhoso, que sonhava em ser ator e que viveu com alegria essa oportunidade”, conta a mãe, Guédria Motta.
Diretor faz parte do espectro
“Notícias da Lua” é inspirada em uma vivência de infância do diretor, Sérgio Azevedo. Por volta dos 10 anos, ele visitou o Observatório Astronômico de Brusque e ficou fascinado pelos planetas. Voltou para casa e construiu sua própria maquete do Sistema Solar, compartilhando o conhecimento aprendido com as crianças da vizinhança.
Duas décadas depois, compreendeu melhor seus interesses acentuados por temas específicos. Com o laudo tardio de Transtorno do Espectro Autista (TEA), Sérgio agora compreende bem seus hiperfocos.
Ele divide a produção com sua esposa, Betina, com quem é casado há 10 anos. Hoje moradores de Porto Belo (SC), o casal conheceu melhor o parque astronômico de Criciúma durante a gestação do primeiro filho, Benício. O menino, inclusive, nasceu no município em 2 de abril de 2024, no Dia Mundial de Conscientização ao Autismo.
Mas Benício passou feito um cometa pela terra, sem tempo para esperar o período de gravação ou a pré-estreia do filme dirigido pelos pais. O menino se despediu da família 15 dias após o nascimento, vítima de uma doença rara.
“Nosso mundo caiu. Ele faria parte, estaria presente no meio das gravações. Tudo estava planejado, inclusive a roupinha da produtora. Decidimos seguir em frente, continuamos por ele. O filme é dedicado ao Benício, nossa estrela no céu”, conta Sérgio.
Carregado pela narrativa do “não é porque não se vê, que não está lá”, o curta-metragem agora fala mais do que o sumiço da lua ou do nível 1 de suporte do autismo, ao perpassar pela história real de seus produtores.
Fonte: Assessoria