Publicidade

Banco Central

'Taxa de juros deve permanecer alta por período prolongado', diz Galípolo

Galípolo mostrou confiança nas projeções de crescimento do Brasil este ano.

Por Portal Visão Liberal Publicado em 27/08/2025 15:50 - Atualizado em 27/08/2025 15:50

O presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, afirmou hoje que a taxa de juros (Selic), atualmente em 15% ao ano, deve permanecer alta "por um período prolongado".

O que aconteceu

O presidente do BC justificou o pessimismo do mercado financeiro para manter a Selic elevada. "Quando nós olhamos para as projeções de mercado para 2025, [elas] estão fora da meta. As projeções do Banco Central também estão fora da meta", disse ele em entrevista para a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). "No caso de 2026 e 2027, também tanto as projeções de mercado quanto o Banco Central, (...) se encontram fora da meta."

Ele afirmou, no entanto, que o plano é cortar os juros no momento adequado. "É por isso que o Banco Central fez este movimento de, primeiro interromper o ciclo de cortes, parar iniciar um ciclo de cortes e depois intensificar esse ciclo de cortes até chegar num patamar que (...) a gente considera alguma segurança", afirmou.

Brasil deve crescer 2,5%

Galípolo mostrou confiança nas projeções de crescimento do Brasil este ano. "Diferente dos anos anteriores, a gente não teve revisões [de projeção por parte do mercado] tão bruscas como a gente teve nos anos anteriores", disse ele ao citar previsão "algo entre 2% e 2,5% de crescimento para o ano de 2025".

Publicidade
Publicidade