Jantar de Ideias
3º Jantar de Ideias reúne empresários e recebe o secretário da Fazenda em Botuverá
Encontro destacou o papel estratégico de Santa Catarina e aproximou governo e setor produtivo
Na noite de quinta-feira, 11 de setembro, Botuverá sediou o 3º Jantar de Ideias, promovido pelo Núcleo de Empresários da cidade, vinculado à Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr). O encontro teve como destaque a palestra do secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert, e contou também com a presença do secretário de Estado da Infraestrutura, Jerry Comper.
Para o coordenador do Núcleo, Edson Rubem Muller, o evento evidencia a força do associativismo em uma cidade de pequeno porte, mas com grande potencial produtivo.
“Elaborar um evento como este é um processo complexo em uma cidade pequena como Botuverá, mas que tem um associativismo cada vez mais difundido. O convite ao secretário Cleverson foi uma maneira de trazermos diretamente para o nosso empresariado informações sobre como o Estado aplica seus recursos. Botuverá tem apenas 6 mil habitantes, mas conta com 11 fiações e duas mineradoras, mostrando, cada vez mais, sua relevância econômica”.

Papel estratégico
Durante sua fala, o secretário da Fazenda ressaltou o papel estratégico de Santa Catarina no cenário nacional e internacional, destacando a importância do diálogo com os empreendedores.
“Santa Catarina é um estado associativista, liberal na economia, que tem na geração de emprego e renda sua grande força. Estar aqui é uma oportunidade dada pelo governador Jorginho Mello para que possamos compartilhar os programas do governo e, principalmente, escutar as necessidades dos empresários. Essa proximidade é fundamental para que possamos explorar juntos oportunidades locais e regionais, garantindo que o Estado siga como protagonista no cenário nacional”, afirmou Cleverson Siewert.
Economia catarinense em evidência
Siewert também apresentou dados econômicos do Estado e comentou as ações voltadas a minimizar os impactos da recente taxação aplicada pelos Estados Unidos.
“Santa Catarina é o segundo maior importador e o décimo maior exportador do Brasil. Apenas no último ano, tivemos 829 empresas catarinenses exportando para os Estados Unidos, com cerca de 280 mil empregos relacionados. Ainda assim, identificamos que 85% dessas empresas e 95% desses empregos têm até 10% do faturamento ligado a esse mercado, o que torna a situação administrável. Para apoiar os exportadores mais impactados, lançamos recentemente, junto com a FIESC, um pacote de R$ 435 milhões, com medidas como devolução de créditos de ICMS, postergação de impostos e linhas de crédito que permitem atravessar esse período com mais tranquilidade”, destacou.
O secretário reforçou ainda que, mesmo diante dos desafios, o Estado mantém indicadores positivos.
“No primeiro semestre, Santa Catarina registrou o maior crescimento do PIB do Brasil, em torno de 6%. A arrecadação e a geração de empregos também seguem em alta. Mesmo com a queda nas exportações para os Estados Unidos, conseguimos compensar em outros mercados. Essa capacidade de adaptação mostra a inteligência e a resiliência da nossa economia, sempre sustentada pela parceria entre governo, empreendedores e federações”, afirmou.

Aproximação
O presidente da ACIBr, Marlon Sassi, reforçou a relevância de aproximar autoridades e empresários, especialmente para defender pautas regionais.
“É um orgulho receber o secretário da Fazenda e também o secretário de Infraestrutura. O que queremos é mostrar que os investimentos do Estado e do poder público municipal são necessários para o desenvolvimento da nossa região. Temos demandas importantes, como a ligação da rodovia de Botuverá a Vidal Ramos. Esse contato próximo permite mostrar o potencial da região e a importância de que os impostos pagos retornem em investimentos”, pontuou.
Na oportunidade, Marlon entregou um ofício ao secretário Jerry Comper, solicitando celeridade no início da obra do acesso entre Botuverá e Vidal Ramos, além do apoio do governo estadual para a construção do acesso ligando Guabiruba, Gaspar e Blumenau, obras consideradas fundamentais para o desenvolvimento do Vale do Itajaí.
Já o secretário de Infraestrutura, Jerry Comper, destacou os avanços na área e o compromisso do governo estadual.
“Nosso estado tem hoje mais de R$ 3,5 bilhões investidos em rodovias e, além disso, o programa Estrada Boa Rural prevê um bilhão por ano para melhorar o acesso às comunidades. É uma alegria estar aqui novamente em Botuverá, valorizando uma região que produz muito e contribui para que Santa Catarina se consolide como um dos maiores estados do Brasil”, disse.
Fonte: Assessoria ACIBr