Publicidade

ACIBr

ACIBr realiza reunião de diretoria itinerante em Botuverá

Encontro contou com a presença de autoridades políticas, militares e empresários

Por Portal Visão Liberal Publicado em 08/04/2025 16:25 - Atualizado em 08/04/2025 16:27

A reunião de diretoria da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr) do dia 7 de abril foi realizada de forma itinerante, no Restaurante Porto Franco, em Botuverá. O encontro contou com a presença do Núcleo de Empresários de Botuverá da entidade; do prefeito, Victor José Wietcowsky; do diretor de Indústria da Secretaria de Indústria Comércio e Serviço de Santa Catarina, Anderson Anthony Linzmeyer; do presidente da Câmara de Vereadores, Odirlei Bissoni; e do especialista em recursos hídricos, Carlos Alberto Rockenbach. Além disso, estiveram presentes autoridades militares e vereadores do município.

Entre os assuntos debatidos estavam a subestação de energia, a barragem e o novo acesso Botuverá-Vidal Ramos.

“As reuniões itinerantes eram tradicionais, mas devido a pandemia haviam dado uma pausa. E há algum tempo vínhamos debatendo a importância de estar presente nos municípios que a ACIBr abrange, conversando com o prefeito e vereadores. Essa troca é muito importante para que estejamos em sintonia, lutando pelas mesmas bandeiras e em busca de recursos que tragam desenvolvimento para a nossa região”, explicou o presidente da ACIBr, Marlon Sassi.

Ele destaca que o encontro foi muito produtivo. “Tivemos um saldo positivo, pois havia um embate entre Câmara de Vereadores e prefeitura, relacionado a terraplanagem do terreno da subestação de energia. Então os vereadores realizaram o projeto e o prefeito se comprometeu em sancionar a lei. E com isso acredito que em pouco tempo o problema do município em relação a pouca capacidade de energia elétrica será resolvida. Que possamos continuar trazendo todos para conversar e fazer o melhor para o município”, comentou.

O prefeito de Botuverá, Victor José Wietcowsky, também avalia positivamente a reunião e frisa a importância de conversar com o empresariado da cidade.

“Sabemos da representatividade e a força da associação em relação a busca por recursos e defesa de bandeiras importantes para a nossa região. E nós como poder público, de uma cidade pequena, além da força política precisamos desta união com o setor privado para demonstrar para o Estado a riqueza que produzimos aqui. O encontro de hoje foi muito positivo, trouxe o nosso ponto de vista em relação a barragem, os questionamentos e preocupação da população em relação a essa obra. E também as nossas, como poder público, em assumir uma grande despesa que seria a oferta de serviços públicos para esta construção e ao mesmo tempo pleiteamos e pelo que conversamos a entidade nos apoiará na busca de recursos para que o município não arque sozinha com todas as despesas”, pontuou Wietcowsky.

A barragem

Presente na reunião, o especialista em recursos hídricos, Carlos Alberto Rockenbach, trouxe aos presentes um histórico das cheias na região e como a barragem impacta positivamente nesta questão. Além disso, apresentou dados técnicos de que a obra é segura para o município.

“Existe uma falta de informação em relação a esta obra. É importante desmistificar muitos pontos de questionamento da população, como por exemplo o rompimento. Uma barragem deste porte não rompe, ele é fundamental para amortecer os danos que este volume de água pode causar ao longo de toda a calha do rio, então ela é muito importante para toda a região.”

Ele completa que o encontro foi importante para trazer às autoridades políticas estas informações técnicas em relação à obra e seus impactos. “Um fator muito relevante da reunião de hoje, além da participação do prefeito, foi a presença de um grande número de vereadores. Então esclarecer, eliminar os medos e inseguranças é muito importante, pois sempre tememos aquilo que desconhecemos”, ressaltou.

Além dele, o diretor de Indústria da Secretaria de Indústria Comércio e Serviço de Santa Catarina, Anderson Anthony Linzmeyer, esteve no encontro e destacou as oportunidades que o município pode desenvolver com a construção da barragem.

“Esta obra traz inúmeras oportunidades a Botuverá, com apoio do Governo do Estado, como a de criar um novo centro de atração de novas empresas e negócios, pois o município irá ganhar uma especial reserva e espelho de água, oportunizando desde novas tecnologias e matrizes de energias renováveis para região. Bem como um novo espaço para empreender em ativos turísticos, atrair novas indústrias e comércios, e gerar novas economias em prestações de serviços. Com certeza a barragem poderá trazer novos investimentos econômicos e oportunizar um maior valor agregado na arrecadação e infraestrutura do município.”

Fonte: Texto e imagens - Assessoria ACIBr

Publicidade
Publicidade