Trânsito
Agentes da GTB participam do 1º Fórum de Micromobilidade e Mobilidade Sustentável em Balneário Camboriú
Secretário da Setram do município esteve entre os presentes no evento
Representando Brusque no debate sobre o futuro da mobilidade urbana, a Secretaria de Trânsito e Mobilidade (Setram) por meio de seus agentes da Guarda de Trânsito de Brusque (GTB), participam nesta sexta-feira (09) do 1º Fórum de Micromobilidade, Ciclomotores, Autopropelidos e “Silêncio é Saúde”, realizado em Balneário Camboriú.
O evento, inédito em Santa Catarina, reúne especialistas, autoridades de trânsito, gestores públicos e representantes da sociedade civil para discutir os avanços e desafios relacionados ao uso de novos modais urbanos, como bicicletas elétricas, patinetes, ciclomotores e veículos autopropelidos, tecnologias que têm transformado a paisagem das cidades brasileiras.
Durante o fórum, foram apresentadas experiências de municípios que já regulamentaram a circulação desses modais, em consonância com a Resolução nº 996/2023 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e as recentes atualizações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

O evento também destaca iniciativas voltadas à segurança viária, acessibilidade, sustentabilidade e à importância da redução de ruídos no ambiente urbano, reforçada pelo eixo temático “Silêncio é Saúde”.
Brusque vem se mostrando cada vez mais inserida no cenário da mobilidade urbana e da segurança no trânsito. “Nosso município vem avançando na regulamentação da micromobilidade e na promoção de um trânsito mais humano e seguro”, disse o secretário de Trânsito e Mobilidade, Emerson Luiz Andrade.
“Estar presente em eventos como esse torna-se fundamental para ampliar o diálogo e trazer novas soluções para nossa cidade”, complementou.
A presença da equipe técnica da Setram neste espaço de discussão e capacitação fortalece os esforços já em andamento no município, como a regulamentação local aprovada recentemente pela Câmara Municipal, que estabelece regras para o uso de ciclomotores e similares.
Fonte: Secom