Publicidade

Alunas do Colégio São Luiz participam de simulação da ONU no Rio Grande do Sul

Evento foi realizado no Colégio Militar de Santa Maria

Por Redação VL Publicado em 10/08/2023 14:02 - Atualizado em 10/08/2023 14:02

As estudantes Julia Heil Belli, 17, Isabella Cris Nicolau, 16, e Betina Mosimann Busnardo, 17, representaram o Colégio São Luiz na 7ª edição do Mundo Vagão, evento que reúne estudantes das principais instituições educacionais do Brasil para discutir temas atuais em simulações de comitês da ONU. O evento foi realizado pelo Colégio Militar de Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

“As simulações são organizadas por colégios militares, e o Colégio Militar de Santa Maria tem uma tradição forte na prática das simulações da ONU. A experiência delas neste evento foi um grande aprendizado”, destaca a coordenadora do Ensino Médio do Colégio São Luiz, Cíntia Cardoso.

Esta foi a segunda simulação que as alunas participaram. No início do ano, o trio representou o colégio no evento realizado em Curitiba, no Paraná.
Já nesta nova experiência, as estudantes viveram a experiência de formar comitês diferentes durante a simulação. Julia, que está na 3ª série do Ensino Médio, participou do Conselho do Ártico, representando o Reino Unido. Isabella, estudante da 2ª série do Ensino Médio, representou a Dinamarca no comitê da Organização Mundial da Saúde (OMS) e Betina, que também está na 2ª Série, atuou no Conselho de Segurança da ONU, representando a República Árabe Unida, em uma discussão relacionada às pautas da década de 1960.

Nos comitês, os estudantes precisam discutir temas propostos e apresentar ideias e soluções para os conflitos. “Cada comitê fala sobre questões que são ou já foram influentes. Exige um conhecimento muito grande sobre a área em que se está atuando, sobre o país representado e sobre o posicionamento dos demais países, para conseguirmos negociar”, destaca Julia.

Clube de debates

A preparação para a simulação foi bastante intensa. As alunas aproveitaram o tempo das férias para estudar seus respectivos temas, dedicando horas de estudo para o evento. “Eram férias, então tivemos tempo para estudar. Foi uma semana lendo o guia e fazendo pesquisas. Além disso, o Clube de Debates do Colégio São Luiz deu muito suporte”, observa Isabella.

As três estudantes fazem parte do Clube de Debates da instituição. De acordo com Isabella, o bom desempenho na simulação é fruto da prática com os debates competitivos, estimulados como atividade extracurricular pelo Colégio São Luiz.
“Entrei no Clube em 2021, mas tive uma participação mais efetiva no ano passado, ganhei confiança e também consegui desenvolver meu raciocínio”, diz.

De acordo com Julia, tanto a participação na simulação quanto no Clube de Debates contribui para o desenvolvimento do raciocínio lógico, criação de argumentos e também na preparação para o vestibular e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “A parte de oratória melhorou e também ajuda na apresentação de trabalhos. Dentro da simulação, precisamos saber muito sobre história, geografia, geopolítica, e acabamos aprofundando o conteúdo visto em sala de aula e que são cobrados em vestibular”.

Betina, por sua vez, destaca a rede de contatos que é construída durante a participação no evento. “Compartilhamos momentos que fazem a gente crescer com pessoas tão boas, que nos fazem querer evoluir cada vez mais”.

Premiação

Ao final do evento, dentro de cada comitê, há três premiações individuais: Melhor Delegado, Menção Honrosa e Menções Oratórias. Isabella conquistou o prêmio de melhor delegada do comitê da Organização Mundial da Saúde (OMS), como representante da Dinamarca. Além disso, ela foi uma das escolhidas de seu comitê para participar da coletiva de imprensa, realizada com os delegados destaques de cada simulação.

Desenvolvimento de habilidades

A coordenadora do Ensino Médio, Cintia Cardoso, esclarece que imersões como esta que as estudantes participaram, contribuem muito para o desenvolvimento de habilidades.

“A educação já vem há algum tempo trabalhando com o conceito de competências, que são os conhecimentos, habilidades e atitudes. Existe o conhecimento, que transita de uma área para a outra, e existem as habilidades, que vão perpassar todo esse percurso e que serão importantes para a trajetória delas”.

Novo desafio

Ainda neste mês de agosto, Julia embarca para um novo desafio, desta vez em Juiz de Fora, Minas Gerais, para a simulação de uma discussão da Câmara dos Deputados, sobre a crise do sistema carcerário brasileiro. Em setembro, as alunas também pretendem participar de uma nova simulação da ONU, desta vez, em Porto Alegre (RS).

Fonte: Assessoria

Termos relacionados

Publicidade