Publicidade

Apagão

Apagão é registrado em diferentes estados do país na madrugada desta terça-feira

Uma interferência no Sistema Interligado Nacional (SIN) afetou o fornecimento de energia em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Ceará, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Santa Catarina e no Distrito Federal

Por Portal Visão Liberal Publicado em 14/10/2025 07:28 - Atualizado em 14/10/2025 07:28

Moradores de diversas regiões do país relataram um apagão na madrugada desta terça-feira (14). Uma interferência no Sistema Interligado Nacional (SIN) interrompeu o fornecimento de energia em vários estados, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Ceará, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Santa Catarina e o Distrito Federal. Em algumas localidades, a queda de energia durou apenas alguns minutos; em outras, o apagão se estendeu por até 20 minutos. Em São Paulo, a Enel informou que cerca de 937 mil clientes foram afetados. Na Região Metropolitana do Rio, 277 mil clientes da Enel ficaram sem energia por cerca de uma hora, entre 0h32 e 1h22.

As distribuidoras Light, no Rio de Janeiro, e Enel, em São Paulo, se manifestaram após a ocorrência. Em nota, a Light informou que, às 0h31, houve a atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC) devido a uma contingência no sistema. “A ação teve dois estágios definidos pelo ONS, com interrupção para onze subestações da Light, afetando parte da Baixada, Zona Norte e Zona Oeste, em um total de 450 mil clientes”, afirmou a companhia. Segundo a empresa, “às 1h05, após autorização do ONS, toda a carga foi restabelecida”.

Já a Enel São Paulo esclareceu que a interrupção, registrada às 0h32, também foi causada pela atuação do ERAC, “um procedimento automático adotado para proteger o sistema elétrico quando alguma ocorrência é identificada no SIN”. A distribuidora informou ainda que, “em oito minutos, por volta das 0h40, os 937 mil clientes afetados em São Paulo tiveram o serviço normalizado”.

A Cemig também se manifestou sobre o apagão registrado. Em nota, a companhia informou que, às 0h32, houve o mesmo Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC) do sistema nacional, o que interrompeu o fornecimento de energia em várias regiões de Minas Gerais. Segundo a empresa, “99% dos clientes tiveram o serviço restabelecido até 1h30, após autorização do Operador Nacional do Sistema (ONS)”, e às 6h12 todo o fornecimento havia sido normalizado.

A Cemig ressaltou ainda que “as causas da ocorrência, que afetou diversas partes do país, serão apuradas pelo ONS” e reforçou que “a prioridade da empresa, em eventos dessa natureza, é o restabelecimento no menor tempo possível para todos os clientes.”

Publicidade
Publicidade