Câmara Guabiruba
Câmara Municipal realiza sessão ordinária na noite de terça-feira, 17 de agosto
Destaque para a primeira votação do Plano Plurianual (PPA) e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), além do projeto que declara de utilidade pública o Grupo de Escoteiros Dragões da Montanha.
Na noite de terça-feira, 17 de agosto, aconteceu mais uma sessão ordinária da Câmara Municipal de Guabiruba, presidida pelo vereador Alexandre Felipe Pereira (Progressistas), com a participação dos demais oito parlamentares que compõem a atual legislatura.
O vereador Gustavo Barroso e Silva (Podemos) expressou satisfação com a execução de serviços públicos recentes na cidade e reiterou seu compromisso em ser prático para a população. Relatou melhorias no escoamento de água na Rua Miguel Dietrich, limpeza de bocas de lobo na Rua Nicolau Schaefer e atuação de caminhões de serviços na Rua Rodolfo Schaefer. O parlamentar ressaltou que não atua apenas como crítico, mas como alguém que identifica os problemas, cobra soluções do Executivo, das Secretarias e da própria Câmara, insistindo incansavelmente pelas necessidades da cidade.
Osmar Vicentini Filho (PL) apresentou atualização sobre demandas de infraestrutura, serviços públicos e zeladoria, destacando avanços e desafios ainda existentes. Parabenizou o grupo Dragões da Montanha, prestes a ser declarado de utilidade pública, e comentou sobre reunião com o prefeito Valmir Zirke para tratar de projetos importantes para o município. Também informou que a licitação para a instalação de abrigo de ônibus no Lageado Baixo foi concluída e a madeira para o telhado já chegou. A população agradeceu, visto que antes os usuários aguardavam sob o sol.
Sobre pedido de construção de banheiros externos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Vicentini relatou que a secretária de Saúde, Amanda Kormann, explicou que a preocupação é o vandalismo e os furtos. A solução adotada é que a faxineira disponibilize os banheiros durante o expediente, sendo sugerido um cartaz para informar os usuários.
O presidente da Câmara, Alexandre Felipe Pereira, destacou a importância das atividades extracurriculares e do voluntariado, parabenizando o vereador Gustavo pela iniciativa de reconhecimento de utilidade pública ao grupo de escoteiros. Ele também abordou a retomada da cobrança pelo serviço de abastecimento de água pela empresa Guabiruba Saneamento. Segundo ele, cerca de 2.160 residências foram notificadas com base no Artigo 45 da Lei Federal nº 11.445/2007, que estabelece a obrigatoriedade da ligação de edificações urbanas às redes de abastecimento onde houver disponibilidade.

A cobrança havia sido suspensa em 2022-2023 por intervenção do Executivo e Legislativo, devido à capacidade insuficiente da empresa. Com o avanço da construção da nova Estação de Tratamento de Água (ETA), que será inaugurada em outubro, a cobrança foi retomada. A nova ETA ampliará em 133% a capacidade de tratamento, chegando a 70 litros por segundo, e contará com um reservatório de 690 m³.
O parlamentar orientou a população sobre o prazo de 30 dias para se regularizar, com desconto de 30% para quem fizer a ligação nesse período e parcelamento em até 10 vezes. Ressaltou que, mesmo sem efetuar a ligação, a tarifa mínima será cobrada, recomendando diálogo com a equipe da empresa.
O vereador Alfred Nagel Neto (MDB) cumprimentou os jovens presentes, como escoteiros e desbravadores adventistas, enfatizando que devem se inspirar em bons exemplos e não apenas no celular. Também parabenizou Gustavo pelo projeto de utilidade pública. Sobre o Parque Municipal, afirmou que a entidade responsável deve responder pela destinação de entulhos retirados do local, lembrando que o descarte irregular é crime ambiental.
Fred também demonstrou preocupação com a instalação de um centro de distribuição na Rua Alois Erthal, que deverá gerar tráfego pesado em área residencial, defendendo a revisão urgente do Plano Diretor de 2014/2019. O vereador criticou ainda a previsão de gastos de R$ 2,7 milhões em 2026 para festas de aniversário da cidade e para o Parque Municipal, considerando que recursos poderiam ser priorizados em saúde e educação.
Anderson Luiz Cavichioli (Progressistas) destacou a importância do reconhecimento das entidades comunitárias como utilidade pública. Sobre o orçamento, ressaltou que Guabiruba tem mantido superávit sem aumentar impostos, atribuído ao fortalecimento da economia local. Explicou que cerca de 50% do orçamento é destinado à folha de pagamento e apenas 10% a 12% ficam disponíveis para investimentos livres. Citou ainda a necessidade de revisão do Plano Diretor e a possível contratação de operação de crédito para financiar obras estruturantes.
Carlos Henrique Graf da Silva (Ique – PSD) enalteceu o trabalho de instituições como os escoteiros e a AFEG, além de agradecer à Secretaria de Obras pela solução de problemas de esgoto no Lageado Baixo. Destacou a pavimentação em parceria da Rua Bernardo Vogel, aguardada há mais de 20 anos, e informou sobre novas obras no município. Também relatou a participação em encontro do PSD e visitas programadas à Assembleia Legislativa em busca de recursos. Criticou a precariedade do atendimento em saúde e a má qualidade da água fornecida pela empresa responsável.
A vereadora Eduarda Schweigert (MDB) cumprimentou os escoteiros, apoiando a aprovação de utilidade pública. Informou que visitou diversas escolas e creches durante suas férias, comprometendo-se a elaborar relatório com as demandas encontradas. Relatou problemas de manutenção na Creche Tia Luísa Peterman e a falta de cobertura da quadra esportiva da Escola Erwin Schumacher. Também apresentou imagens de descarte irregular de resíduos e defendeu o aumento de câmeras de fiscalização, além de solicitar apoio à Moção nº 12/2025, que propõe maior rigor contra maus-tratos a animais.

O vereador Jair Francisco Kohler (Progressistas) comentou sua indicação para melhorias na Rua Luiz Barão, no bairro São Pedro, e destacou reparos necessários em ruas da Pomerânia. Alertou sobre o excesso de velocidade de motociclistas entregadores e cobrou consciência para evitar acidentes. Ressaltou a importância de eventos comunitários como a Copa Karatê, no bairro Aimoré, e o Dia da Família, na creche do bairro São Pedro. Finalizou sua fala destacando o problema do abandono de animais e agradecendo às pessoas que, mesmo sem poder adotá-los, ajudam com alimentação.
Ordem do Dia
- Aprovado em primeira discussão e votação o Projeto de Lei Ordinária nº 39/2025, que dispõe sobre o Plano Plurianual para o quadriênio de 2026-2029.
- Aprovado em primeira discussão e votação o Projeto de Lei Ordinária nº 40/2025, que dispõe sobre as Diretrizes para a Elaboração da Lei Orçamentária para o exercício de 2026.
- Aprovado, em regime de urgência especial, o Projeto de Lei Ordinária nº 11/2025, que declara de utilidade pública municipal o Grupo Escoteiros Dragões da Montanha.
- Aprovado o Requerimento nº 26/2025.
- Aprovada a Moção de Apoio nº 12/2025.
Nada mais havendo a tratar, o presidente encerrou a sessão, convocando a próxima para o dia 23 de setembro.