Publicidade

Tempo em SC

Chuva frequente e temporais isolados marcam a segunda semana de abril

Uma frente fria com fraca intensidade avança pelo mar e provoca temporais isolados nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, nesta terça-feira.

Por Portal Visão Liberal Publicado em 09/04/2024 07:06 - Atualizado em 09/04/2024 07:06

Ao longo desta segunda-feira, 8, de acordo com a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, a influência de uma área de baixa pressão atmosférica mantém o tempo instável, principalmente na metade Leste e Norte catarinense, sobretudo nas áreas de divisa com o Paraná, onde há condições para temporais isolados acompanhados de chuva pontualmente intensa, o que representa risco baixo a moderado para ocorrências relacionadas a alagamentos e deslizamentos.

Já terça-feira, 9, uma frente fria com fraca intensidade avança pelo mar e provoca temporais isolados nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. Ao longo da quarta-feira, 10, a frente fria, ainda no mar, recebe reforço do fluxo de calor e umidade da região amazônica, intensificando a chuva, que de forma pontual passa a ocorrer acompanhada por temporais que podem ser de intensidade forte por alguns momentos. O tempo segue abafado e com temperaturas oscilando em torno dos 30°C nas tardes.

A partir da quinta-feira, 11, até o final de semana, a circulação marítima favorece um intenso deslocamento de umidade do mar para o continente, o que mantém o tempo instável e com chuva persistente do Centro ao Leste de Santa Catarina. Nas demais regiões, a chuva ocorre de forma mais isolada e acompanhada por temporais. O risco segue sendo baixo a moderado. Além disso, a maior cobertura de nuvens e o vento de Sudeste a Leste mantêm as temperaturas amenas, inclusive, nas tardes, quando não superam os 25°C.

Na sexta-feira, 12, instabilidades em médios e altos níveis da atmosfera intensificam a chuva do Litoral e também os temporais no Oeste do estado. Há risco moderado a alto para ocorrências relacionadas a alagamentos, deslizamentos, enxurradas pontuais e também de destelhamentos, queda de galhos e árvores e danos na rede elétrica no Oeste.

Recomendações para a população

Parte superior do formulário

Publicidade
Publicidade