Publicidade

Consignado

Consignado CLT poderá ser contratado diretamente com bancos a partir desta sexta

Nova fase do Crédito do Trabalhador deve ampliar acesso e reduzir juros para trabalhadores com carteira assinada

Por Portal Visão Liberal Publicado em 25/04/2025 10:11 - Atualizado em 25/04/2025 10:11

A partir desta sexta-feira (25), trabalhadores com carteira assinada poderão contratar o Consignado CLT — também conhecido como Crédito do Trabalhador — diretamente pelos canais eletrônicos dos bancos habilitados, sem precisar usar exclusivamente o aplicativo Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital).
A expectativa do governo é que a nova etapa do programa amplie o número de contratações e facilite a migração de dívidas com juros mais altos para a nova linha de crédito. A portabilidade entre bancos estará disponível a partir de 6 de junho.

Segundo o Ministério do Trabalho, a estimativa é que os desembolsos superem R$ 100 bilhões até junho. Desde o lançamento da modalidade, já foram concedidos cerca de R$ 8 bilhões.

O que muda para o trabalhador

Até agora, a contratação do consignado CLT era feita exclusivamente pelo aplicativo CTPS Digital. Com a mudança, o trabalhador poderá:
Solicitar o crédito diretamente nos aplicativos ou sites dos bancos parceiros;
Migrar empréstimos antigos para a nova linha com juros mais baixos.
Acompanhar o desconto das parcelas diretamente na folha de pagamento.
Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a novidade vai permitir que ofertas mais atrativas sejam disponibilizadas, especialmente para quem já tem relacionamento com o banco.
“Esse novo canal de atendimento permitirá o crescimento das contratações, com prazos e juros mais vantajosos”, disse a Febraban em nota.

Como funciona o consignado CLT

A modalidade funciona com desconto direto na folha de pagamento, o que oferece menor risco para os bancos e, por isso, taxas de juros mais competitivas.
A iniciativa é voltada a trabalhadores formais (CLT) e integra o esforço do governo em ampliar o acesso ao crédito com menor custo financeiro, especialmente em um contexto de endividamento elevado entre famílias.

Fonte: Infomoney

Publicidade
Publicidade