Publicidade

Música

Coro infantil encanta pacientes e equipe do Hospital IMAS/Imigrantes

Apresentação nos corredores do hospital foi realizada na manhã desta terça-feira (21) por alunos do Colégio Cônsul Carlos Renaux

Por Portal Visão Liberal Publicado em 22/05/2024 10:17

A emoção tomou conta dos corredores do Hospital IMAS/Imigrantes de Brusque (SC), na manhã desta terça-feira, 21 de maio, com a presença das crianças do Coro Infantil do Colégio Cônsul Carlos Renaux.

Acompanhados pela professora de música e maestrina do Coro, Nadjara Barth Pereira e pelo professor de ensino religioso e responsáveis pelos projetos sociais da escola, Nathan krieger, os pequenos encantaram pacientes, acompanhantes e toda a equipe do hospital.

“Quando apresentamos a proposta de cantar no hospital eles já ficaram muito empolgados e queriam saber se poderíamos entrar nos quartos e ver os pacientes, para levar ânimo e esperança por meio da música. Estavam muito ansiosos para vir”, conta a maestrina.

De acordo com ela, os pais ficam tão animados quanto as crianças e gostariam muito de participar da ação. “A função da música é transformar, curar e alegrar, tanto a vida deles que cantam, quanto de quem ouve”, afirma.

Para esta apresentação, o repertório escolhido por Nadjara com as crianças foi com músicas que falam sobre amizade e cuidado para homenagear os profissionais de enfermagem, pela passagem do seu dia, comemorado em 12 de maio. “Cantamos uma música que se chama “Não temos tempo para depois”, que motiva a vida e a música Felicidade, do Seu Jorge, que fala dos momentos simples da vida, mas que são muito significativos. Resgatamos essas canções especialmente para a apresentação aqui no hospital”, destaca.



Música: um vírus do bem

Para a maestrina do Coro, a música pode ser considerada um vírus do bem, pois sua alegria se espalha entre todos. “Eu trabalho somente com música e fico muito feliz em ver as crianças como um canal de alegria e motivação. A música é como um “vírus do bem”, hoje levada por essa geração tão nova para contagiar a todos do hospital com alegria”, ressalta.

A técnica de enfermagem, Marcela da Silva Nascimento, se emocionou junto a outros colegas enquanto as crianças cantavam. “A visita do Coro foi maravilhosa! É perfeito para os pacientes e acompanhantes, pois traz paz e alegria. Assim como para quem aguarda o atendimento. Para nós, da equipe, é um privilégio poder assisti-los”, conta enquanto grava um vídeo do Coro em seu celular.

Jamile Ribeiro de Oliveira veio de Lages (SC) e está no hospital há 11 dias acompanhando sua bebê de 6 meses, internada na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTI). “Foi muito emocionante ver o Coro. Fiquei até com vontade de chorar, mas me deu uma alegria no coração, especialmente porque hoje a Ayla (filha) foi extubada. Não vejo a hora dela ficar deste tamanho também cantando por aí. Essas crianças me trouxeram esperança”, conta.

Vinda de Videira (SC), Geslaine Aparecida dos Santos também acompanha o filho de três meses internado na UTI por conta de uma pneumonia, há 13 dias. “Graças a Deus hoje ele está melhor e com o quadro estável. Ver essas crianças foi um momento de alegria. Tenho muita saudade do meu outro bebê, de três anos, que está em casa. Essa semana ele começou na creche e eu não estava lá. Então, assistir as crianças do Coro cantando com saúde me emocionou. Ter os filhos doentes nos deixa muito mal e ver essas crianças cantando com tanta alegria trouxe uma alegria imensa para o meu coração”, frisa.

A responsável pelo acolhimento no IMAS/Imigrantes, Lucimara Somensi. sempre se emociona com as apresentações do Coro do Cônsul, seja das crianças ou dos adolescentes do Ensino Médio. “As apresentações do Coro do Cônsul aqui no IMAS/Imigrantes iniciaram em março deste ano e a cada 15 dias eles trazem música e alegria para todos os setores do hospital. Principalmente na UTI Pediátrica, as mães acompanham o coral e ficam muito emocionadas. É uma ação muito significativa, que faz transbordar sorrisos e lágrimas de alegria por onde eles passam”, avalia.

Texto e imagens: Assessoria IMAS/Imigrantes.

Publicidade
Publicidade