Publicidade

FIESC

FIESC do Vale do Itajaí Mirim promove encontro entre Governo do Estado e indústrias da região

O evento "Programas de Incentivo ao Desenvolvimento Econômico de SC- PRODEC" teve como objetivo esclarecer dúvidas e apresentar novidades sobre incentivos fiscais aos empresários e instituições.

Por Redação VL Publicado em 15/09/2023 15:36 - Atualizado em 15/09/2023 15:36

A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) promoveu, na tarde desta quarta-feira (13), um encontro entre representantes das indústrias do Vale do Itajaí Mirim e Secretaria da Indústria, do Comércio e do Serviço de Santa Catarina (SICOS). O evento "Programas de Incentivo ao Desenvolvimento Econômico de SC- PRODEC" teve como objetivo esclarecer dúvidas e apresentar novidades sobre incentivos fiscais aos empresários e instituições que fazem parte da região.

Unindo qualidade de vida a incentivos fiscais, segurança pública e outros benefícios como facilidades na logística, o Estado se destaca diante do cenário industrial. Anderson Anthony Linzmeyer, Diretor de Indústria da SICOS, conta que o Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense (PRODEC) já existia, mas ganhou uma nova roupagem focado na Indústria 4.0 e as práticas de governança ambiental, social e corporativa - do inglês Environmental, social, and corporate governance (EGS).

“Estamos apresentando em primeira mão essa mudança muito significativa e positiva no PRODEC, mais uma ação do governo do Estado com ênfase no fortalecimento da economia catarinense”, comenta ele. “Um dos principais focos dessa atualização do programa é o incentivo às ações de governança e sustentabilidade mostrando que o que a empresa incentivar, o governo desonera lá na frente”.

Um dos principais objetivos do programa é de conceder incentivo à implantação ou expansão de empreendimentos industriais, que irão produzir e gerar emprego e renda no Estado. Ainda de acordo com o diretor, a intenção é incentivar as empresas a investirem em projetos de educação, geração de energia sustentável e outras ações que acabam beneficiando comunidade e máquina estatal.

O vice-presidente regional da FIESC, empresário Edemar Fischer, explica que o projeto já é colocado em prática desde 2006 em sua empresa. “Esta é uma iniciativa de grande importância que desempenha um papel fundamental no desenvolvimento econômico de Santa Catarina. Ela é essencial para fortalecer a competitividade da região, atrair novos negócios e contribuir para o crescimento sustentável do nosso estado”, comenta. “O papel das Vice-Presidências da FIESC é colaborar na articulação e divulgação de programas e iniciativas como esta, que têm um impacto positivo significativo em nossa região".

Mais sobre o PRODEC

O programa tem como finalidade conceder incentivo à implantação ou expansão de empreendimentos industriais que vierem produzir e gerar emprego e renda no Estado. Trata-se de um incentivo a postergação, equivalente a um percentual pré-determinado sobre o valor do ICMS a ser gerado pelo novo projeto. Os agentes financeiros do PRODEC são a Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (BADESC) e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

Fonte: Assessoria.

Publicidade
Publicidade