Publicidade

Registro de Imóveis

Governo de Santa Catarina sanciona lei que cria novos cartórios de registro de imóveis na região de Brusque

Vereador Jean Pirola destaca que pedido foi feito em 2019, diante do crescimento populacional e imobiliário

Por Portal Visão Liberal Publicado em 20/02/2025 10:31 - Atualizado em 20/02/2025 10:32

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, sancionou a Lei nº 19.243, de 22 de janeiro de 2025, que reorganiza as serventias extrajudiciais imobiliárias responsáveis pelos municípios de Brusque, Guabiruba e Botuverá. A norma prevê a criação de dois novos ofícios de registro de imóveis na comarca de Brusque, totalizando três unidades que atenderão a região.

A medida atende a uma solicitação feita em 2019 pelo vereador Jean Daniel dos Santos Pirola (PP) ao então deputado estadual João Amin. No requerimento, Pirola justificava a necessidade de ampliação do serviço devido ao crescimento populacional e à expansão do mercado imobiliário nos municípios envolvidos.

Com a sanção da nova lei, o atual Ofício de Registro de Imóveis da comarca de Brusque passa a ser denominado 1º Ofício, e dois novos cartórios, o 2º e o 3º Ofícios, serão criados após a vacância do serviço existente. A nova divisão estabelece que o 1º Ofício atenderá Botuverá e parte de Brusque, enquanto o 2º Ofício ficará responsável por outra área de Brusque e o 3º Ofício atenderá Guabiruba.

O vereador Jean Pirola afirmou que a reorganização contribuirá para melhorar o atendimento à população e dar mais agilidade aos processos de registro de imóveis na região. "Essa era uma necessidade que identificamos há anos, e agora vemos esse avanço se concretizar", declarou.

Publicidade
Publicidade