Publicidade

Comendas

Legislativo reverencia professoras da rede municipal de ensino com a entrega de Comendas do Mérito Educacional

Concessão das honrarias foi proposta em requerimentos da vereadora Marlina Oliveira, aprovados por unanimidade pelo plenário

Por Portal Visão Liberal Publicado em 26/10/2023 18:42 - Atualizado em 26/10/2023 18:43

Em momento solene, a Câmara Municipal de Brusque homenageou quatro professoras com a concessão de Comendas do Mérito Educacional. Joseli da Costa de Castro, Geise Hugen Alexandre e Andréia Ibers da Silva Bertoldi - todas do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Clara Maria Furtado, no bairro Santa Luzia - obtiveram o reconhecimento do Legislativo a um trabalho que integra estudo, pesquisa e prática acerca da Documentação Pedagógica na Educação Infantil.

Já Neusa Sapeli Teixeira foi indicada à mesma distinção por completar 37 anos de carreira na Escola de Ensino Fundamental Professora Adelina Zierke, educandário de campo do bairro São João.

As homenagens foram propostas pela vereadora Marlina Oliveira (PT) por meio do Requerimento nº 184/2023 e do Requerimento nº 185/2023, ambos aprovados pelos vereadores por unanimidade. As honrarias foram entregues em plenário nesta terça-feira, 24, e são alusivas ao Dia do Professor.

As professoras Joseli da Costa de Castro, Geise Hugen Alexandre e Andréia Ibers da Silva Bertoldi. Foto: Aline Bortoluzzi/Imprensa Câmara Brusque.

Na tribuna

“Receber essa homenagem [...] é motivo de grande honra, porque estamos aqui em defesa das infâncias. Esses estudos em que temos nos aprofundado sobre as pedagogias participativas é colocar as crianças como o centro do nosso planejamento, do nosso trabalho e dar voz para essas crianças”, declarou Joseli. “O objetivo maior é trazer a essas crianças a importância que elas têm na sociedade. Incomoda muito quando alguém diz: ‘Criança, o que você vai ser quando crescer?’. Nós temos a plena consciência de que a criança ‘é’ desde quando é concebida, ela não vai ‘ser’. Essa é a clareza que temos hoje”, defendeu.

“Somos professoras da Educação Infantil com muito orgulho. Ser professor da Educação Infantil é ser amor, é ser paciente e ser ainda mais aberto para o novo, para o conhecimento”, refletiu Geise. “A gente precisa ser aberto para o conhecimento, ir atrás para poder levar vivências e experiências para as nossas crianças. Elas precisam do novo e a gente acredita na pedagogia participativa. Nós estamos num caminho de estudo porque a gente quer o melhor para elas”, acrescentou.

“Para ser professor precisa gostar, ter amor, fazer com carinho, porque não é fácil, tem dias difíceis, sim. A gente não lida só com as crianças, mas com os pais, os demais professores, com uma comunidade, mas buscando sempre fazer o melhor para elas e por elas, porque o nosso objetivo na Educação Infantil são as crianças. Elas são o centro do nosso trabalho, do nosso planejamento, do nosso conhecimento”, reforçou Andréia. “Precisamos buscar, conhecer e estamos nesse caminho, eu e as minhas companheiras, como também vários outros professores da rede [municipal de ensino]”.

As educadoras agradeceram à vereadora pela propositura das homenagens, aos demais vereadores pela aprovação dos requerimentos e à diretora do CMEI Clara Maria Furtado, Geisa Gripa, por acreditar no trabalho que elas vêm desenvolvendo e viabilizar condições para a continuidade e o aprofundamento das pesquisas.
Neusa não conseguiu comparecer à sessão e receberá a sua comenda em outra oportunidade.

Texto: Talita Garcia/Imprensa Câmara Brusque.

Publicidade