ACIBr
Núcleo de Instituições Educacionais da ACIBr realiza Café de Ideias
Gestão de conflitos foi o tema da palestra, ministrada pela psicóloga escolar, Jaqueline Vieira
O Núcleo de Instituições Educacionais da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr), realizou na tarde de quarta-feira, 20 de setembro, mais uma edição do Café de Ideias. Realizada no Sesc Brusque, o encontro contou com a palestra sobre gestão de conflitos, ministrada pela psicóloga escolar, Jaqueline Vieira.
O coordenador do Núcleo, padre Silvano João da Costa, frisa que o tema discutido durante o encontro é de grande relevância para o dia a dia das instituições educacionais, que lidam constantemente com diferentes tipos de conflitos.
“No âmbito escolar, somos chamados a gerir as divergências que aparecem na rotina da instituição. Por isso, a palestra de hoje vem para agregar e qualificar os gestores, aprendendo novas formas de diálogo com os professores, colaboradores, pais e alunos. Acredito que toda a comunidade escolar será beneficiada com a capacitação”, afirma padre Silvano.
A técnica do Ensino Fundamental do Sesc Brusque, Stephany Estevão de Souza, fala que para a escola é uma honra receber os demais participantes do Núcleo e ressalta que o encontro oportuniza o compartilhamento de experiências e ideias. “É um privilégio receber e ter essa oportunidade de interação entre os coordenadores, gestores e diretores das escolas do Núcleo, com o objetivo de ampliar o conhecimento e qualificar o serviço ofertado à comunidade escolar”, fala Stephany.
Gestão de Conflitos
Ministrando a palestra, a psicóloga Jaqueline explica que o conflito é inerente à condição humana, mas que também é uma oportunidade de reinvenção e aprimoramento. Além disso, é uma das principais ferramentas para a promoção da cultura da paz.
“A escola, juntamente com a família, é uma das mais importantes instituições na promoção do convívio e interação social, onde aprende-se a conviver com as diferenças. A partir do momento que oferecemos ferramentas e diálogos de empatia, promovendo recursos socioemocionais, que fazem parte do currículo da Educação Básica, conseguimos intermediar processos educativos que se voltam para a construção das relações de cooperação com os nossos alunos. Apesar dos conflitos serem inevitáveis, eles podem gerar uma oportunidade de reinvenção humana e aprimoramento das habilidades e competências sociais”, esclarece Jaqueline.
Ela pontua que os principais tópicos debatidos foram as mudanças no âmbito político, social e econômico, e como elas interferem no comportamento humano. Segundo ela, hoje há uma percepção de que os conflitos estão mais acentuados.
“Hoje temos a sensação de que a nossa sociedade está mais propícia aos conflitos, sentimos que ela está mais polarizada. Então trago alguns questionamentos e visões sociológicas que fazem os profissionais refletirem um pouco mais sobre essa realidade. Também apresento algumas teorias e concepções da gestão e mediação de conflitos e como usá-las e aplicá-las para a promoção da cultura da paz no ambiente escolar”, finaliza.
Fonte: Assessoria.