Publicidade

Operação

Operação “Coalizão pela Paz” prende integrante de facção criminosa em Brusque

Ação integrada entre forças policiais do Pará e de Santa Catarina resulta em nove prisões em diferentes estados

Por Portal Visão Liberal Publicado em 31/10/2025 12:08 - Atualizado em 31/10/2025 12:08

Uma operação de combate ao crime organizado deflagrada na quinta e sexta-feira (30 e 31 de outubro) pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Pará (FICCO/PA) e pelo Grupo de Trabalho de Facções Criminosas (GTF/NIP) resultou na prisão de nove pessoas envolvidas em uma organização criminosa especializada em tráfico de drogas, extorsões e atentados contra agentes de segurança pública.

Denominada “Coalizão pela Paz”, a ação foi coordenada a partir de mandados de prisão preventiva expedidos pelo desembargador Jorge Luiz Lisboa Sanches, da Vara de Combate ao Crime Organizado de Belém, após representação da FICCO/PA e recurso interposto pelo Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Pará (GAECO).

As diligências ocorreram em diversos municípios paraenses — entre eles Abaetetuba, Tomé-Açu, Santa Izabel do Pará, Paragominas, Tailândia e Salinópolis — e também em cidades de Santa Catarina, incluindo Brusque e Florianópolis.

Em Brusque, um dos investigados foi preso na tarde de quinta-feira (30), durante uma ação conjunta entre as Polícias Civis do Pará e de Santa Catarina. A prisão antecipada foi parte da estratégia para evitar a destruição de provas e a fuga do suspeito.

De acordo com as investigações, o homem detido em Brusque tinha a função de identificar e repassar endereços de integrantes das forças de segurança, facilitando a execução de atentados planejados pela facção criminosa.

O inquérito policial aponta que os investigados ocupavam posições estratégicas dentro da organização, sendo responsáveis pelo planejamento e execução de ações violentas, incluindo roubos, homicídios, incêndios a veículos e ataques contra agentes públicos.

A operação contou com o apoio do GAECO e de diversas forças de segurança do Pará e de Santa Catarina, como a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP/PA), Delegacias Regionais e Núcleos de Apoio à Investigação (NAI), além da Coordenadoria de Operações Especiais da Polícia Civil de Santa Catarina (CORE/SC) e da Delegacia de Investigação Criminal (DIC) de Brusque.

A FICCO/PA é uma força-tarefa composta pela Polícia Federal (PF), Polícia Civil do Estado do Pará (PCPA) e Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP). Sua atuação visa o enfrentamento conjunto e integrado ao crime organizado no Estado do Pará e, quando necessário, em cooperação com outras unidades da federação.