Publicidade

Programas educacionais

OSB Brusque registra crescimento na área educacional e amplia alcance dos programas em 2025

Programas educacionais beneficiaram mais de 21 mil alunos e alcançaram diferentes níveis de ensino

Por Portal Visão Liberal Publicado em 18/12/2025 11:50 - Atualizado em 18/12/2025 11:50

O ano de 2025 marcou um avanço importante para a área de Educação Fiscal e Cidadania do Observatório Social de Brusque com ampliação da presença dos programas nas escolas de Brusque, Guabiruba, Botuverá e região.
No total, foram beneficiados 21.275 alunos de escolas municipais, estaduais e particulares, nos formatos presencial e virtual. Comparado ao ano passado, o aumento representa 20% no número de crianças e jovens atendidos.

“2025 foi um ano bastante positivo para os nossos programas. Conseguimos levar educação fiscal e cidadania a ainda mais escolas, fortalecendo a formação dos estudantes e ampliando o impacto das nossas ações. Nunca tivemos um número tão expressivo na parte de Educação. Ficamos orgulhosos”, destaca a Consultora Pedagógica de Educação Fiscal e Cidadania, Priscila dos Santos Petermann.

Observador Social Mirim (OSMirim)

Com o objetivo de apresentar às crianças temas como poderes públicos, importância dos tributos, responsabilidade cidadã e participação social, o OSMirim esteve presente em escolas públicas, municipais e estaduais de Brusque, Guabiruba e Botuverá, além das unidades SESI atendidas durante a segunda turnê estadual. Em 2025, o programa beneficiou 2.936 alunos, em 59 escolas e 125 turmas do 4º ano.

“A parceria que temos com a FIESC é fundamental para que a gente leve o Observador Social Mirim a outras regiões do estado. Esse apoio permite que o programa chegue a cidades que talvez nunca tivessem contato com esse tipo de ação, ampliando a nossa capacidade de levar educação fiscal e cidadania para mais alunos”, comenta a consultora pedagógica.



Era Uma Vez, Uma Semente do Bem

O programa de contação de histórias, que trabalha valores éticos, convivência e formação cidadã, segue como uma das ações mais queridas pelos estudantes. No formato presencial, foram atendidos 9.322 alunos, de 428 turmas, totalizando 164 sessões de contação de histórias em 43 escolas de Brusque e Guabiruba.
No formato virtual, a média mensal atingiu cerca de 6 mil estudantes do 1º ao 5º ano.

OAB vai à Escola

Realizado em parceria entre o OSB Brusque e a OAB Subseção Brusque, o programa promove conversas sobre cidadania, direitos, deveres e ética com alunos do 1º ano do Ensino Médio. Em 2025, 517 alunos, de 19 turmas de seis escolas da rede pública receberam a visita da equipe.

Programa Pequeno Cidadão

Voltado aos alunos do Pré II, o programa aborda noções de tributos, respeito ao patrimônio público e convivência cidadã. Em 2025, o Pequeno Cidadão contemplou 2.500 alunos, em 63 escolas e 136 turmas de Brusque, Guabiruba e Botuverá.

ObservaMaxi

Além da continuidade dos programas já consolidados nas redes de ensino de Brusque, Guabiruba e Botuverá, o OSB Brusque lançou neste ano um novo programa voltado aos alunos do 8º ano: o “ObservaMaxi”, com conteúdos sobre tributos, cidadania, planejamento financeiro e consumo consciente, reforçando o compromisso da entidade em atender diferentes níveis escolares.

O programa é realizado em parceria com o Sicoob MaxiCrédito e foi recebido com entusiasmo pelas eBotuveráabrindo espaço para discussões práticas sobre temas previstos na Base Nacional Comum Curricular. Neste primeiro ano, o programa passou por 22 escolas públicas de Brusque, totalizando 1.350 alunos de 53 turmas.

Presença na comunidade

Segundo a consultora Priscila dos Santos Petermann, os resultados deste ano refletem planejamento, dedicação e alinhamento entre diretoria, equipe técnica, mantenedores e parceiros.

“Cada fase do processo é tratada com muita responsabilidade. Desde a construção estratégica e metodológica até as formações, cronogramas e entregas nas escolas, tudo é pensado para garantir qualidade e significado para os alunos. Essa união de esforços é o que faz nossos programas crescerem e se consolidarem ano após ano.”

Para o presidente do OSB Brusque, Evandro Carlos Gevaerd, as iniciativas educacionais têm papel fundamental no desenvolvimento das crianças e jovens da região.

“Para nós, cada novo programa que chega às escolas é uma alegria. A educação fiscal faz diferença na vida das crianças e jovens, porque ajuda a entenderem desde cedo a importância de cuidar da cidade onde vivem. Em 2025 conseguimos aumentar essa atuação. Esse passo só seria possível devido aos nossos parceiros e a dedicação da nossa equipe que faz um brilhante trabalho conduzindo essa parte da educação fiscal”, enfatiza.

Fonte: Assessoria

Publicidade
Publicidade