Publicidade

PIB SC

PIB de Santa Catarina mantém liderança de crescimento no país

O crescimento constante e robusto do estado se destaca em um cenário nacional e internacional de incertezas.

Por Portal Visão Liberal Publicado em 04/09/2025 10:47 - Atualizado em 04/09/2025 10:47

O Produto Interno Bruto (PIB) de Santa Catarina manteve a liderança de crescimento no Brasil, conforme os dados atualizados do segundo trimestre de 2025. Segundo estimativa da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), o PIB catarinense cresceu 5,4% nos 12 meses encerrados em junho, frente ao mesmo período do ano anterior.  Na comparação entre os estados, as estimativas do Índice de Atividade Econômica Regional do Banco Central (IBCR) apontam a liderança do crescimento da economia catarinense. No mesmo período de 12 meses do ano anterior, o índice do Bacen do SC avançou 6,4%, o maior crescimento entre os 13 maiores estados do país.

Já em relação ao acumulado do ano, ou seja, de janeiro a junho de 2025, a economia catarinense confirma o destaque, com um crescimento de 6,1%.

“A economia catarinense é forte graças à sua competitividade, à indústria variada, ao turismo, ao agronegócio e a uma logística que funciona. O estado é seguro para novos negócios. Como resultado, mais empresas e pessoas investem aqui, fazendo a nossa economia avançar, gerando novos postos de trabalho e renda para quem mora aqui”, destacou o governador Jorginho Mello.

“Santa Catarina segue demonstrando competitividade e resiliência. O crescimento constante e robusto do estado se destaca em um cenário nacional e internacional de incertezas. Temos um ecossistema econômico dinâmico. A nossa diversidade produtiva e a força das cadeias industriais, de serviços e agropecuária garantem que o Estado continue crescendo acima da média brasileira. Esse desempenho reforça a posição de Santa Catarina como um polo de atração de investimentos e de mão de obra qualificada, que impulsionam a economia e o bem-estar social da população”, avaliou o Secretário de Estado do Planejamento, Fabricio Oliveira.

Publicidade
Publicidade