Polícia Civil
Polícia Civil apreende Trator, objeto de estelionato
O mandado de busca foi expedido pela justiça após pedido pela Polícia Civil.
A Polícia Civil, através da Delegacia de Polícia da Comarca de Brusque, por volta das 15 horas de quinta (26), no bairro Bateas, apreendeu o trator Massey Ferguson, modelo MF250, objeto de estelionato na cidade de São Pedro de Alcântara, onde estão em andamento as investigações. O mandado de busca foi expedido pela justiça após pedido pela Polícia Civil daquela cidade.
Segundo foi apurado até o momento, o trator foi adquirido através do esquema de estelionato por triangulação. Neste tipo de fraude, o criminoso diz para o proprietário de que tem interesse na compra do veículo, porém para repassar para outra pessoa, que na verdade é outra vítima que também está sendo enganada e vai até o local onde está o veículo.
Os criminosos costumam fazer na internet anúncios falsos de vendas de veículos com preços bem abaixo do mercado para conseguir atrair vítimas interessadas em comprar algum veículo.
Para enganar as duas vítimas, o criminoso diz para o proprietário não comentar as condições da venda e ao mesmo tempo diz para a outra vítima não comentar nada sobre o valor da compra. Assim as duas vítimas são enganadas pensando que estão fazendo um ótimo negócio.
Ao mesmo tempo, o criminoso indica uma conta bancária para o comprador depositar ou transferir o valor do veículo.
O comprador então preocupado em não perder a suposta compra do veículo por um preço mais baixo acaba não comentando nada com o vendedor e faz o pagamento na conta indicada pelo criminoso, pensando que estaria fazendo um bom negócio, quando na verdade tudo não passa de uma fraude.
Para enganar o vendedor, o criminoso promete fazer o pagamento logo após as vítimas fecharem o negócio. Então o vendedor só percebe que também caiu num golpe quando o criminoso desaparece logo após receber o dinheiro do comprador. Com isso ambos ficam no prejuízo.
Esse tipo de golpe é muito comum nos dias de hoje. Para evitar ser mais uma vítima é importante que tanto o vendedor quanto o comprador não se iludam com propostas vantajosas e sejam transparentes no momento da negociação. Ainda, o mais importante é que o comprador faça o depósito somente na conta bancária indicada pelo próprio vendedor e nunca na conta de terceiros.
Fonte: PC Brusque