Brusque/Guabiruba
Prefeitos de Brusque e Guabiruba assinam termo de convênio para projeto de novo acesso entre municípios
Obra de 3,4 km terá infraestrutura completa para veículos e pedestres.
Na tarde de quarta-feira (22), foi assinado o termo de convênio entre as prefeituras de Brusque e Guabiruba para a criação de uma nova ligação viária entre os municípios.
O acesso ligará a Rua Ernesto Bianchini, nas proximidades do Complexo Industrial Irmãos Hort, até a Rua Nicolau Schaefer, em Guabiruba.
Com aproximadamente 3,4 km de extensão, a via será dividida entre os dois municípios: 1,95 km em Brusque e 1,45 km em Guabiruba.
A parceria é histórica e proporciona um desenvolvimento significativo para ambos os municípios.
“É um momento de muita alegria, porque essa é uma obra muito esperada por Brusque e Guabiruba. O projeto vai facilitar o deslocamento entre as cidades, atrair novos investimentos e abrir espaço para áreas industriais que hoje estão escondidas”, pontuou Valmir Zirke, prefeito de Guabiruba. “Com o recurso garantido e o trabalho conjunto, vamos tornar essa ligação uma realidade o quanto antes”, concluiu.
O projeto inclui 500 metros de acesso, duas faixas de rolamento com 3,3 metros de largura cada, acostamentos de 2 metros e calçadas de 2 metros em ambos os lados.

Também está prevista a construção de uma faixa adicional nos trechos com aclive acentuado, com o objetivo de aumentar a segurança e a capacidade de tráfego. A obra tem custo estimado em cerca de R$20 milhões, sendo que 75% desse valor será custeado pelo governo do estado, enquanto o restante ficará a cargo dos municípios. O prazo de execução é de até 10 meses a partir do início da licitação.
“Hoje a gente tem uma sobrecarga de veículos na região do Guarani, na General Osório, que vem de Guabiruba. Esse novo acesso vai ajudar a desafogar o trânsito, além de conectar-se à nova Beira Rio, o que melhora o fluxo e impulsiona o crescimento econômico dos dois municípios”, destacou André Vechi, prefeito de Brusque. “Nosso objetivo é pensar no desenvolvimento regional, garantindo que Brusque e Guabiruba cresçam juntas”, concluiu.

A primeira fase terá início após a assinatura da ordem de serviço, abrangendo sondagens, levantamentos topográficos, elaboração de projetos e licenciamento ambiental. A conclusão dessa etapa está prevista para ocorrer em até quatro meses.
Fonte: SRI Brusque