Primavera
Primavera começa com frente fria e ventania: ciclone impulsiona temporais no Sul e leva chuva para o Sudeste
Nova estação começa às 15h19 desta segunda (22) com rajadas que podem passar de 60 a 80 km/h e risco de mais transtornos no RS, PR e SC. Em SP, a semana vai terminar fria.
A primavera começa oficialmente às 15h19 desta segunda-feira (22) e a virada da estação coincide com a chegada de uma frente fria que está sendo impulsionada por um ciclone extratropical no Atlântico Sul.
Os ciclones extratropicais são sistemas de baixa pressão atmosférica – regiões causadoras de tempo adverso em grande escala – que surgem normalmente em latitudes médias. Eles são formados pelo contraste de temperaturas de diferentes massas de ar (quente e fria).
Segundo a Climatempo, o sistema deve trazer instabilidades em várias regiões do país.
No Sul, a chuva diminui entre o fim do dia e a próxima terça-feira (23), mas ainda há risco de ventania e temporais em áreas de Santa Catarina (SC) e do Paraná (PR).
As rajadas mais fortes podem superar 70 km/h em faixas dos dois estados.
No Sudeste e no Centro-Oeste, os temporais se espalham entre hoje e amanhã, com rajadas de vento, raios e volumes elevados em pontos isolados.
No Rio Grande do Sul, as áreas de instabilidades se concentram mais do centro para o norte do estado, com chuva por vezes forte no começo do dia.
Porto Alegre (RS) varia de 13 °C a 19 °C hoje, com chuva de manhã e aberturas à tarde; na terça (23) faz 10 °C a 22 °C, e na quarta (24) esfria um pouco mais (12 °C a 16 °C), já com tempo mais firme.
Em Santa Catarina e no Paraná, o contraste de ar quente com o ar frio que avança aumenta o potencial de rajadas e granizo isolado.
Florianópolis (SC) vai de 14 °C a 21 °C nesta segunda com pancadas e trovoadas; na terça (23), 10 °C a 22 °C com muitas nuvens; na quarta (24), 13 °C a 20 °C.
Já Curitiba (PR) encara chuva e trovoadas hoje, com 12 °C a 21 °C; na terça (23) a mínima despenca para 6 °C e a máxima vai a 21 °C, e na quarta (24) fica entre 8 °C e 17 °C, com céu fechado em boa parte do dia.
Previsão completa da primavera
De forma geral, a estação promete calor acima do normal em boa parte do país e chuvas que ainda chegam de forma irregular.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a tendência é de temperaturas mais altas no interior do Brasil e incertezas ligadas ao possível retorno do fenômeno La Niña ainda neste trimestre.