Publicidade

Saúde

Projeto de Botuverá é aprovado para Congresso Nacional de Secretarias de Saúde

Movimenta Botuverá aborda ações realizadas na cidade após adesão ao Proteja

Por Portal Visão Liberal Publicado em 04/04/2025 09:20 - Atualizado em 04/04/2025 09:20

O projeto “Movimenta Botuverá: Ações Do Proteja No Enfrentamento Da Obesidade Infantil”, do Município de Botuverá, foi selecionado para ser apresentado na 20ª Mostra Nacional “Brasil, Aqui tem SUS”. A iniciativa, que ocorre entre os dias 15 e 18 de junho, em Belo Horizonte (MG), integra o XXXVIII Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

O Movimenta Botuverá aborda as ações realizadas na cidade após a adesão ao projeto Proteja, do Governo Federal. A iniciativa, desenvolvida pelo Ministério da Saúde, promove o enfrentamento da obesidade infantil em municípios brasileiros com alto índice de crianças com a condição. Botuverá foi uma das cidades selecionadas para participar da ação.

“Nesses dois anos de projeto Proteja, desenvolvemos várias ações. Entre elas o evento Movimenta Botuverá, que foi realizado na Praça Central do município, com o apoio da Assistência Social e Secretaria de Educação. Com a iniciativa, nós disponibilizamos feira de produtos orgânicos, práticas de atividade física, orientações em saúde e diversas ações de lazer, tanto para as crianças quanto para as famílias”, destaca Betânia, fisioterapeuta do Município de Botuverá e articuladora do Movimenta Botuverá.

Apresentações

O projeto foi premiado no 9º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina, maior evento de saúde municipal de Santa Catarina. A iniciativa, que ocorreu entre os dias 26 e 28 de março, em Blumenau, é preliminar para a mostra nacional.

Além do Movimenta Botuverá, outros dois trabalhos municipais foram apresentados durante o congresso. Um deles é o “Café com Elas”, ação realizada sempre no mês de outubro, em alusão à Campanha Outubro Rosa. O outro é o grupo de diabéticos, que iniciou as ações em 2024 na Unidade Básica de Sáude (UBS) de Águas Negras. Ambos os projetos ficaram expostos em forma de banner no evento.

“Estamos muito felizes e orgulhosos com os resultados que tivemos neste congresso. Não apenas conseguimos apresentar três trabalhos na etapa estadual, mas também conquistamos uma vaga na mostra nacional. É muito bacana ver os projetos que desenvolvemos com nossas equipes em Botuverá sendo reconhecidos e recebendo o devido valor”, destaca a Secretária de Saúde de Botuverá, Camila Granemann De Souza.

Ao todo, foram 380 trabalhos inscritos na etapa estadual. Com 150 aprovados e apresentados no 9º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina. Destes, 43 foram escolhidos e premiados para representarem Santa Catarina na etapa nacional da Mostra “Brasil, aqui tem SUS”.

Sobre o congresso nacional

O Congresso Nacional do Conasems discute temas importantes ligados à saúde pública ao longo de quatro dias. São apresentados seminários, palestras, mostras, discussões e feiras. Entre as temáticas abordadas estão os avanços do SUS, judicialização da saúde, relação público e privado, legislação, financiamento de políticas, equidade, entre outros. Para a edição 2025, a estimativa de público está em torno de 10 mil pessoas.

Fonte: Assessoria Prefeitura de Botuverá

Publicidade
Publicidade