Chuvas em SC
Santa Catarina tem 13 municípios com situação de emergência
Trabalho de reconstrução continua nos municípios afetados por fortes chuvas e previsão indica novos temporais para o fim de semana
O sábado e parte do domingo de sol em boa parte do estado ajudou a amenizar os impactos das fortes chuvas no litoral catarinense. A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil contabiliza 320 desabrigados, 995 desalojados e segue monitorando a situação e prestando assistência à população atingida. Até o momento, 13 municípios decretaram Situação de Emergência devido aos alagamentos, deslizamentos e danos à infraestrutura. De acordo com a previsão da Defesa Civil, novos temporais devem atingir o Litoral no fim de semana.
Municípios afetados e volumes de precipitação
As cidades que decretaram emergência são: Camboriú, Tijucas, Biguaçu, Florianópolis, Porto Belo, Ilhota, Balneário Camboriú, São José, Palhoça, Governador Celso Ramos, Itapema, São Pedro de Alcântara e Gaspar. Biguaçu registrou um dos maiores volumes de precipitação, com 434,8 mm de chuva em 48 horas, seguido por Florianópolis (375,6 mm) e São José (357,1 mm).
Assistência humanitária
Equipes da Defesa Civil têm enviado ajuda humanitária para os municípios mais afetados. Até o momento, Biguaçu, Camboriú, Itapema, Porto Belo, Tijucas e Balneário Camboriú já receberam apoio emergencial. Entre os itens distribuídos estão água potável, cestas básicas, kits de limpeza e higiene pessoal e colchões. Além disso, abrigos foram disponibilizados para a população desalojada.