Inclusão
Semana da Inclusão: Secretaria de Educação realiza atividades em toda a Rede Municipal de Brusque
Cubo mágico adaptado para alunos cegos é a revolução tecnológica deste ano
A inclusão acontece com o respeito as ideias, culturas e etnias diferentes, isso está no dia a dia das escolas municipais de educação de Brusque, por meio dos educadores e também dos próprios alunos. Para demonstrar os resultados dessas ações, todos os anos a Secretaria de Educação celebra a Semana da Inclusão e Diversidade. Esta semana, 21 a 25 de agosto, toda a rede promove dias com atividades, palestras, rodas de conversa, teatro e diversas outras ações.
Os professores do Atendimento Educacional Especializado e demais profissionais das unidades escolares desenvolvem atividades para que os alunos se sintam pertencentes e incluídos não só nesta semana, mas durante toda a sua vida escolar.
“Criamos diversas ações para que as crianças participem efetivamente deste momento tão importante, pois precisamos pensar na inclusão de forma prática. Além disso, gostamos sempre de apresentar à comunidade os trabalhos dos alunos, fortalecendo o vínculo entre as crianças, os profissionais e as famílias”, disse a diretora-geral da Secretaria de Educação, Ivanete Lago Groh.
Tecnologia e inclusão
Neste ano o destaque ficou com o cubo mágico adaptado para a aluna Maria Vitória, da Escola Augusta Knorring. A menina que é cega, agora consegue participar com êxito das aulas do Magicubo. A equipe do Laboratório Itinerante de Robótica Institucional (LIRE), foi quem projetou o cubo especial.
“O cubo funciona com relevos de figuras geométricas. Ela consegue sentir os círculos, os quadrados, a forma lisa, uma com um pontinho e uma estrelinha, cada um representado uma cor. Quando embaralha o cubo, ela pode sentir os relevos, e com isso ela sabe, com o tato, de qual cor se trata”, explica Everton Odisi, um dos profissionais do LIRE.
A aluna Maria Vitória não poupou palavras para descrever o quão ficou feliz. “Obrigado por pensarem em mim, eu amo o cubo mágico, eu gostei demais. A escola é bem tranquila, cuidam de mim. Eu adoro as atividades da sala de aula, escuto todas elas. Brinco na quadra com meus amigos, eu adoro fazer aula de educação física, na biblioteca eles leem o livro para mim, eu gosto demais deles”.
A equipe do CMID parceira da Secretaria municipal de educação está sempre engajada em criar e apoiar os projetos, tornando os sonhos de inclusão possíveis. Agora o grupo trabalha para garantir que as crianças com deficiência visual, participem integralmente de todas as atividades. Além disso um protótipo do cubo adaptado para alunos com deficiência motora foi apresentado, garantindo a efetiva inclusão de todas as crianças com condição diferenciada de aprendizagem.
Fonte: Secom