SIMMEBr
SIMMEBr celebra 50 anos de história com homenagens e reconhecimento à indústria metalmecânica
Evento realizado na Sociedade Esportiva Bandeirante reuniu autoridades, empresários e representantes de entidades para celebrar o legado do sindicato em Brusque e região
Na noite de quarta-feira, 16 de abril, a Sociedade Esportiva Bandeirante foi palco para a comemoração dos 50 anos do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Brusque (SIMMEBr).
Fundado em 1974, o sindicato tem sido protagonista na organização e desenvolvimento do setor metalmecânico em Brusque e região, contribuindo, desde seu início, para a formação de mão de obra qualificada e o fortalecimento da economia local.
O evento contou com a presença do prefeito de Brusque, André Vechi; do prefeito de Guabiruba, Valmir Zirke, e do prefeito de Botuverá, Victor Wietcowsky, além de presidentes de entidades empresariais, empresários, autoridades civis e militares.
Uma programação especial foi preparada para marcar a data, incluindo homenagens a nomes que fizeram história na trajetória do sindicato: Ingo Fischer, Edemar Fischer, Antônio Cervi, José Moacir Merico e José Carlos Loos (in memoriam).
Para o presidente do SIMMEBr, Alexandre Zen, celebrar meio século de história significa manter vivo o espírito empreendedor da região. “Estamos comemorando 50 anos do sindicato em uma cidade reconhecida pelo setor têxtil, mas que também abriga um polo metalmecânico com empresas de alto nível tecnológico. Esperamos que as pessoas aqui hoje possam conhecer mais sobre nossa história e o que foi construído ao longo desses anos”, destacou.
O ponto alto do evento foi o reconhecimento ao fundador do sindicato, o empresário Ingo Fischer. “Tenho muito orgulho de comemorar esses 50 anos. Quando fundamos o sindicato, não havia mão de obra qualificada para o setor. Foi com muito esforço que conseguimos criar uma escola metalmecânica no Senai, formando profissionais como torneiros, eletricistas e ajustadores. A partir daí, a indústria começou a crescer e a se diversificar em Brusque”, relembrou Ingo, que foi aplaudido de pé ao final do seu discurso.
Ex-presidente do sindicato e atual vice-presidente da FIESC para o Vale do Itajaí-Mirim, Edemar Fischer também foi homenageado. “Desde 1974 estou engajado no sindicato. Como família, como empresário e como dirigente. Fico muito feliz em ver essa casa cheia, com autoridades e empresários, celebrando uma trajetória de união e associativismo”, afirmou.
Representando a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), o presidente Mario Cezar de Aguiar reforçou a relevância do SIMMEBr no cenário estadual. “Santa Catarina tem uma indústria diversificada, mas a metalmecânica se destaca. O SIMMEBr é um dos sindicatos mais ativos entre os 140 filiados à FIESC. São 50 anos de uma bela história, de contribuição para o desenvolvimento socioeconômico do estado”, ressaltou.

Sucessão familiar
O evento comemorativo contou ainda com a palestra “Governança em família: da fundação à sucessão”, conduzida por Bruno Ferrari Salmeron. Na ocasião, o palestrante falou sobre um dos maiores desafios enfrentados pelas empresas familiares: a continuidade do negócio através das gerações.
Ele, que atua há 20 anos na presidência de empresas familiares e integra a terceira geração da própria família no setor empresarial, destacou a importância de preparar as próximas gerações não apenas para assumir os negócios, mas para se tornarem bons apoiadores e conselheiros.
“Vivemos um momento único na história: quatro gerações trabalhando simultaneamente. A governança tornou-se fundamental para garantir a longevidade das empresas. Hoje, não se trata apenas de inserir o jovem no negócio da família, mas de criar um ambiente de gestão profissionalizada, onde ele possa contribuir com liberdade e responsabilidade”, explicou.
Segundo ele, no Brasil ainda são poucos os profissionais preparados para lidar com a complexidade do processo de sucessão, por isso, a importância de promover discussões sobre o tema. “A governança é um processo de amadurecimento, de estruturação, que permite que a empresa sobreviva a diferentes fases e perfis de liderança. Precisamos atrair cada vez mais empresários para esse debate, porque governança é, acima de tudo, um caminho para a longevidade dos negócios familiares”.
Fonte: Assessoria - SIMMEBr