Publicidade

Mundo

UE prepara plano de defesa própria e da Ucrânia de 800 bilhões de euros

UE deve abrir os cofres em resposta à suspensão de ajuda dos EUA à Ucrânia

Por Portal Visão Liberal Publicado em 04/03/2025 09:05 - Atualizado em 04/03/2025 09:06

A União Europeia quer botar em prática um plano para fortalecer a indústria de defesa e aumentar a capacidade militar da Europa que pode mobilizar um valor superior a 800 bilhões de euros, segundo a chefe de governo da UE, Ursula von der Leyen.

Segundo a Reuters, a proposta da UE vai dar espaço fiscal aos membros do bloco para os investimentos em defesa, além de 150 bilhões de euros em empréstimos para esses investimentos. Além disso, de acordo com von der Leyen, o objetivo também é de mobilizar capital privado.

Os líderes europeus concordaram que precisam gastar mais na defesa para mostrar ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que o continente é capaz de proteger a si mesmo, depois de Trump interromper a ajuda militar à Ucrânia.

“A Europa está pronta para assumir sua responsabilidade. Podemos mobilizar 800 bilhões de euros para uma Europa resiliente e segura. Vamos continuar a trabalhar junto com nossos parceiros na OTAN. Este é o momento para a Europa. E estamos prontos para assumi-lo”, disse von der Leyen.

Fonte: Infomoney

Publicidade
Publicidade