Varejo
Varejo de Santa Catarina cresce 6,2% no primeiro semestre e registra segundo melhor resultado do país
Entre os segmentos pesquisados, Santa Catarina liderou no setor de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, com expansão de 7%.
O varejo de Santa Catarina registrou crescimento acumulado de 6,2% no primeiro semestre de 2025, resultado que representa o segundo melhor desempenho do país, atrás apenas do Amapá (7,8%). A média nacional foi de 1,8%. Os dados, referentes ao varejo restrito, foram divulgados nesta quarta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) por meio da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC).
Na comparação entre junho de 2025 e o mesmo mês do ano anterior, o comércio catarinense apresentou alta de 3,1%, quarto melhor resultado do Brasil, enquanto a média nacional ficou em 0,3%.
Entre os segmentos pesquisados, Santa Catarina liderou no setor de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, com expansão de 7%. Também tiveram destaque os grupos de “outros artigos de uso pessoal e doméstico” (+15,2%) e tecidos, vestuário e acessórios (+7,5%). O único setor com queda foi o de equipamentos de informática, que recuou 9,4%.
No varejo ampliado — que inclui veículos, materiais de construção e atacarejo —, o crescimento catarinense foi de 4% no período, resultado que colocou o estado em quinto lugar no ranking nacional, acima da média brasileira de 0,5%.