EDUCAÇÃO
Vereadores aprovam a criação do PICE, o Programa de Incentivo de Creches nas Empresas
Quase 1500 crianças estão inseridas na fila de espera por vagas na Educação Infantil em Brusque
Em dois turnos, os vereadores de Brusque aprovaram nesta semana o Projeto de Lei Ordinária nº 89/2023, que institui no município o Programa de Incentivo de Creches nas Empresas (PICE). O texto passou por votação em plenário na terça-feira, 12, e nesta quinta-feira, 14 de dezembro.
O PL é de autoria do Poder Executivo. O governo aposta na iniciativa com a expectativa de reduzir o número de crianças inseridas na lista única de espera para a concessão de vagas na Educação Infantil, que atualmente alcança exatos 1490 menores entre os seis meses e os quatro anos de idade.
A proposta é voltada a empresas privadas com sede no município e que tenham interesse em construir ou adequar espaços, em imóvel próprio, para o funcionamento de centros de educação infantil (CEIs) que atenderão crianças residentes em Brusque.
Como será
Para aderir ao PICE, a empresa deverá comprovar capacidade financeira para subsidiar todas as fases de construção ou adaptação do espaço, apresentar o projeto da edificação que pretende construir ou reformar e o cronograma de execução da obra - que deverá obedecer aos padrões de infraestrutura exigidos pelo Ministério da Educação e a Secretaria Municipal de Educação -, além de se responsabilizar pela conservação da estrutura.
A firma beneficiadora poderá inserir placa com publicidade institucional no pátio da escola beneficiada, assim como divulgar, para fins promocionais e publicitários, as ações praticadas em prol da instituição de ensino.
O Município concederá isenção de IPTU ao imóvel onde a creche estiver em atividade e arcará com a instalação e a continuidade dos serviços a serem prestados no local, inclusive com a contratação de profissionais.
Tribuna
Deivis da Silva, o Deivis Junior (MDB), lembrou que o modelo de parceria entre Prefeitura e empresariado proposto no PICE já ocorre em Brusque, a exemplo das unidades situadas na Irmãos Fischer e na FIP. “Esse projeto, naturalmente, não está criando nada de novo, mas está publicitando. É de origem do Executivo, mas está passando aqui pela Câmara, que tem a sua digital de aprovação pra tentar baixar esse número de crianças que aguardam [uma vaga]”, disse.
“A gente sabe da dificuldade de encontrar um terreno, construir um espaço, e a creche é direito das crianças, não é direito dos pais. A criança tem o direito de estar na creche. A gente sabe a importância que tem, para o desenvolvimento dessas crianças, elas estarem mais cedo na escola”, contribuiu Jean Dalmolin (Republicanos).
Veja como foi a primeira discussão e votação do PL nº 89/2023, no dia 12 de julho: <a href="https://youtu.be/Dyi3GPV8EZM">https://youtu.be/Dyi3GPV8EZM##...
Texto: Talita Garcia/Imprensa Câmara Brusque.